terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como o professor deve se comportar no ambiente escolar?

          Muito se cobra do professor, mas muito além de conhecimento, autoridade e bom humor, o professor é um exemplo. E por si só, um “exemplo” ultrapassa qualquer ensinamento ditado, repetido, copiado e revisado...
Tendo isso dito, a primeira característica que se espera de um professor é ser um bom exemplo, um reflexo da expectativa que se tem dos próprios alunos.
Contudo, quanto ao planejamento de aulas e projetos o professor deve ter dedicação, esforço e comprometimento ao preparar aulas que sejam interessantes ao aluno e instiguem o despertar não apenas para o conhecimento, mas para a conscientização. Quanto ao comportamento no ambiente escolar, assim como se ensina aos alunos a desenvolverem companheirismo, amizade, comunicação, educação, sinceridade; nada menos se espera dos professores. Também a humildade, o bom humor, a simpatia e muito importante, saber receber críticas.
Em sala de aula, o professor deve apresentar todas as características citadas à cima, além de atitude, autoridade, responsabilidade, clareza, objetividade, entre muitos outros. Não estrangular nenhum aluno, não falar mal ou revirar os olhos, opa! Não era isso. É simplesmente, ter paciência e tranqüilidade e lembrar-se de ser aquilo que se espera que o outro seja.
Muitas obrigações vem ligadas ao ato de transmitir o conhecimento. O fato de o professor não ter o devido valor que merece, pelo menos em nosso país, não o redime de suas imensas responsabilidades, portanto, acredito que a base para o comportamento dos profissionais do ensino é o amor a profissão. A partir disso o professor está apto a fazer do conhecimento, uma potência em movimento, e do aluno, o que o aluno almejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário